Milão, um design acessível

Informativo Painel - AEA - Nº 09 - Junho 2010

Por: Denise Guarezzi

Milão sediou em abril deste ano, a 49ª Edição do Salão Internacional do Móvel, evento considerado o mais importante do mundo no setor. Os números confirmam sua grandiosidade: 2.542 expositores ocuparam 209.000m², divididos em 24 pavilhões. Fazem parte desse evento, além da exposição dos móveis - que vão dos clássicos às mais inovadoras peças de design, a Eurocucina, 3º Salone Internazionale del Bagno, mostra de Complementos de Decoração e o Salão Satélite, reservado a jovens talentos.
Uma ocasião ideal para vislumbrar o futuro do mercado da decoração. Neste ano constatou-se uma tendência à simplificação e ao Design "Low Budget”, ou seja, peças assinadas com preços acessíveis. Também a grande preocupação com o meio ambiente, a valorização do artesanato convivendo com a alta tecnologia e a inspiração nos motivos étnicos, especialmente os africanos.
Mas é claro, que num evento deste porte, considerado a “Fashion Week” do design, não faltam também excentricidades e luxo. Nesse quesito, a polêmica migração cada vez maior dos famosos estilistas internacionais para este mercado. Armani, Fendi, Missoni, Kenzo, Versace e Ken Scott, assinam móveis, tecidos para o revestimento deles, luminárias, cozinhas e banheiros.
Simultaneamente, do lado de fora, acontecem outros eventos também importantes, o chamado “Fuorisaloni”. Entre eles estão o “Brera Design District”, num bairro com alta concentração de galerias de arte e espaços dedicados ao design, à arte e à cultura milaneses; a Zona Tortona, onde os produtos expostos em galpões industriais desativados e repaginados incluem móveis, luminárias, cerâmica, cristais, jóias, louças, metais e tudo o que a imaginação permitir. E por último, as ruas badaladas da região do quadrilátero da moda, entre elas a Via Montenapoleone, onde as lojas de design se misturam às lojas de grife.
Tantas outras mostras nessa semana, unem o mundo da decoração com o universo da arte e como resultado, o Salão antecipa as tendências para os próximos cinco anos, desta vez, já desenhando uma prévia da Expo’2015, que será sediada em Milão. Tudo muito adequado ao apelo de marketing em cartaz: ‘Não fique parado sonhando com o belo. Vá vê-lo".
 
A poltrona Mole, presença brasileira
 
Os brasileiros também marcaram presença em Milão com muita propriedade. Sérgio Rodrigues este ano estava dentro do Salão, com destaque para a famosa poltrona Mole. No badalado stand da Edra, predominaram os móveis dos irmãos Campana, onde a estrela foi a estante Cabana e também o lançamento do livro dedicado à sua obra, pela Rizzoli Internacional. Ainda pode se ver nas revistas especializadas, uma referência especial ao Auditório de Ravello, projetado por Oscar Niemeyer, que lembra uma concha integrada à paisagem da costa marítima, inaugurado em fevereiro deste ano.

Denise Guarezzi Gonçalves é Arquiteta e diretora de divulgação e imprensa da AEA















Brasileira em Milão, Poltrona Mole



Estante Cabana, criação dos Irmãos Campana




Endereço
Rua Lima e Costa, 337 - Boa Vista
Marília - SP - CEP 17500-080
Denise Guarezzi
Atendimento
14 3454-4044
14 9.9813-1110 (whats)
© 2019 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.