"Do CREA para o CAU"
Informativo Painel - Ano 6 - Nº 24 - Setembro 2012
Foto: Aspecto Comunicação Empresarial
No dia 18 de agosto, o IAB- núcleo Marília (Instituto de Arquitetos do Brasil), em parceria com a AEA, organizou o evento "Do CREA para o CAU- Mudanças no Exercicio Profissional da Engenharia e da Engenharia e da Arquitetura com a implementação da Lei 12.378" coordenado pela presidente da IAB- Marília e diretora de comunicação da AEA , a arquiteta Denise Guarezzi.
Com o objetivo de propiciar o contato dos profissionais de Marília e região em especial os arquitetos e urbanistas, com seu novo conselho profissional, o evento teve como principal palestrante o presidente do CAU/SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo), Afonso Celso Bueno Monteiro, que apresentou um breve histórico de todo processo de criação do sistema profissional CONFEA/CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) na década de 30 e seus mais de 50 anos de lutas, que resultaram na elaboração e na aprovação da Lei Federal 12.378/2010, que regulamenta o exercicio profissional da arquitetura e urbanismo no País, criando o CAU.
Outro aspecto recorrente nessas discuções é a vontade de criar um Conselho moderno, o mais distante possível do engessamento burocrático, e acessivel a todos os profissionais, fortalecendo, de forma democrática, a instituição legitimamente escolhida pela categoria.
Junto ao presidente do CAU/SP, compuseram a mesa as seguintes personalidades:o diretor de relações institucionais do CAU/SP, arqº. Claúdio Mazzetti; o conselheiro do CAU/BR e presidente do SASP (Sindicato dos Arquitetos de São Paulo), arqº Daniel Alberto Catelli Amor; o conselheiro do CREA/SP, o engº Carlos Roberto Sousa e Silva; engº Edson Navarro, representando a AEA; a secretária de Planejamento Urbano de Marília, arqª. Cristina Bondezan; a coordenadora do curso de Arquitetura da UNIMAR, arqª Walnice Scalise e, presidindo a sessão, arqª Denise Guarezzi.
Autoridades e prossionais de Marília, Tupã, Ourinhos e Vera Cruz estiveram presentes no evento. Segundo Monteiro,"Esse espaço tem como objetivo esclarecer o trabalho que vem sendo desenvolvido em prol dos profissionais e sua referida importância para a categoria", e sobre o CAU, o presidente declara: "O Conselho tem como intuito provocar as discussões de planejamento urbano e territorial e está dando atenção especial para se tornar presente também junto aos prosfissionais localizados no interior do Estado".
No parecer, tanto do diretor do CAU/SP quanto do presidente do SASP, a participação dos profissionais de Marília e região foi considerada como de "alto nível ", contribuindo muito para o debate. Guarezzi, por sua vez, avalia esta interação do CAU/SP com o interior do Estado, como "Uma grande oportunidade para que os profissionais esclareçam suas dúvidas e para que façam suas observações ou reclamações além de contribuir para a construção do novo conselho".
Ressaltando a importância da implantação do CAU, o conselho federal declara:"A arquitetura brasileira tem recnhecimento mundial, por isso, precisávamos de uma entidade de classe unânime para que pudéssemos levar ao conhecimento da população a importância dos arquitetos que são os responsáveis em construir casas e cidades".
Além do encontro em Marília, o CAU/SP participou de eventos equivalentes nas cidades de São Vicente, São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos, Bertioga, Barueri, Franca, além de Bauru, no qual a AEA foi representada pela diretora de comunicação, arqª Denise Guarezzi, acompanhada por sua diretora adjunta, arqª Valéria Viana, ocasião em que convidaram o presidente do CAU/SP para ao encontro com profissionais de Marília e intercederam também para que Marília fosse sede de um dos Fóruns, com data a ser definida.
Os "Fóruns Regionais de Discussão com os Arquitetos e Urbanistas" serão realizados ainda neste ano pelo CAU/SP nas principais cidades do Estado e o objetivo desses encontros preparatórios é justamente agregar informações para sua realização.
Mais informações:
*www.causp.org.br
(clique no SICCAU - Sistema de Informação e Comunicação do CAU)
*e-mail: atendimento@causp.org.br
*Central de atendimentos: 0800 883 0113